Ubatuba fará parte da programação da Flip 2017!




Instituto Silo Cultural e Prefeitura Municipal de Ubatuba promovem programação imperdível durante a maior festa literária do Brasil.


Uma parceria do Instituto Silo Cultural com a Prefeitura Municipal de Ubatuba neste ano irá levar artistas, escritores, músicos, documentários e parte fundamental da cultura caiçara para compor a programação da Casa Ruth Guimarães que irá acontecer entre os dias 27 a 30 de julho de 2017, na Festa Literária Internacional de Paraty.

A programação faz parte do projeto “Assim na Serra como no Mar”, desenvolvido desde 2011, com a finalidade de criar pontes entre a cultura das cidades do litoral, cultura caiçara, com a cultura caipira. Em 2017, o município de Ubatuba será a representante da cultura caiçara em contraponto com Cachoeira Paulista, cidade do vale do Paraíba, onde nasceu a escritora Ruth Guimarães.

“Ilhas Literárias”
O projeto “Ilhas Literárias”, é uma iniciativa que tem a finalidade de reunir os escritores de Ubatuba e possui como espaço e parceria as páginas impressas e digitais do jornal Informar Ubatuba. Organizado por Pedro Gontijo, irá promover uma roda de conversa com escritores de Ubatuba, com a participação de Joaquim Maria Botelho, crítico de literatura e filho da escritora homenageada. Além disso, haverá um varal que vai expor alguns textos que já fazem parte dessa iniciativa. A roda será realizada no dia 29 de julho, das 16h às 17h30 no Silo Cultural localizado no Centro Histórico de Paraty.

Cinema caiçara

Durante as manhãs dos dias 28, 29 e 30, enquanto a Casa Ruth Guimarães segue aberta com uma exposição sobre a vida da escritora, Ubatuba se faz presente por meio do cinema documental. Os filmes “Caiçaras, às margens do Brasil”, de Guilherme Rodrigues, “Filhos do Mar” de Gabriel Furlan, Isabela Rodrigues, Paula Carriel e Rafaela Rodrigues e “Ubatuba, um mar de memórias”, de Felipe Scapino. As exibições durante os dias 28 e 30 estão marcadas para acontecer às 11h e no dia 29 para às 14h; a classificação dos filmes é livre.

Música, arte e tradição

Durante o evento, atores e atrizes de Ubatuba irão apresentar leituras dramáticas de diversos autores da literatura brasileira e mundial. Em breve, a programação completa dessas atividades será divulgada aqui.
No sábado de manhã, às 11h, o grupo de palhaços “Pintando o 7” apresenta um espetáculo divertido para as crianças pequenas e grandes que estiverem no local.
O grupo Fandango Caiçara de Ubatuba, que agrega uma rica e diversa união de mestres e aprendizes que divulgam e promovem a cultura tradicional da cidade, irão se apresentar no sábado, dia 29 de julho, às 20h, também na sede do Silo Cultural. O baile de fandango promete animar o encerramento do dia que será totalmente dedicado à Ubatuba.



A Banda Musical Lira Padre Anchieta, grupo instrumental tradicional com mais de cinqüenta anos de formação irá acompanhar os autores da Flipinha – setor voltado à literatura infantil da Flip – em um cortejo pelo centro histórico de Paraty no domingo, dia 30 de julho, às 13h30.

Comentários

Unknown disse…
Notícia maravilhosa. Sempre sonhei com a FLub, será o início de um sonho... Acredito que conhecemos a identidade de um povo pela sua cultura. Em nossa escola EMEI Dinorah desenvolvemos o Projeto Identidade Caiçara, e essa humilde contadora de histórias permeia todos os subprojetos da U.E, com os personagens (bonecos) vivenciando a História de Ubatuba. Assim através deles os pequenos conhecem e compreendem esse processo ludicamente numa linguagem direta e fácil. Amo oque faço e Faço o que amoooooooooooo EMilia Viana.