Saiba quem são os escritores de Ubatuba que estarão na Flip 2017!

Dentro da programação da Flip, no dia 29 de julho, às 16h, no Silo Cultural, acontecerá a mesa “Ilhas Literárias de Ubatuba”. Seis escritores e escritoras de Ubatuba irão compor a mesa, ao lado do escritor e crítico literário Joaquim Maria Botelho, ex-presidente da União Brasileira dos Escritores e filho de Ruth Guimarães, a grande homenageada de toda a programação do Silo Cultural na FLIP 2017. 

A ideia da mesa foi inspirada na coluna “Ilhas Literárias” do Jornal InforMar Ubatuba. O escritor Pedro Gontijo, coordenador dessa coluna, coordenará também o diálogo no dia 29 de julho. Será uma roda de conversa em que os autores falarão ao público sobre a criação dos seus textos, que foram selecionados pela coluna Ilhas Literárias. 

Seguindo a fala de cada autor, Joaquim Maria Botelho apresentará uma crítica literária preparada para cada um desses textos e também para o romance “Escotoma: percepção ou preconceito”, cujo autor Pedro Gontijo lançará no evento. Os demais autores e textos selecionados são: Bárbara Araújo (“Tiê”, poesia infantil), Santiago Bernardes (“Pescaria”, conto), Danúbia Ivanoff (“Como fazer uma poesia”, poesia), Teca Aliende (“Primeiro dia de aula”, crônica) e Bado Todão (“Ela, a poesia”, poesia). O evento será aberto a todos interessados em conversar sobre o fazer literário em Ubatuba.

Os textos selecionados pela coluna Ilhas Literárias estão disponíveis pelo site: www.informarubatuba.com.br . A coluna é uma iniciativa que busca conectar as escritoras e escritores de Ubatuba e oferecer suas criações ao público. A iniciativa tem ganhado progressiva evidência e envolvimento social, contribuindo para energizar o movimento literário de Ubatuba, o qual existe e resiste há muito tempo bebendo da fonte da cultura caiçara.

Livros de escritores de Ubatuba estarão expostos na loja do Silo Cultural.

De 24 a 30 de julho, livros de autores de Ubatuba estarão sendo vendidos na loja do Silo Cultural, em Paraty. Os interessados em expor seus livros devem se inscrever preenchendo o formulário neste link.

Já estão inscritos os seguintes livros:
As Orelhas do Frade – Joban
Canoa Poética – Joban
O Livro do Mar (lançamento) – Santiago Bernardes
Palavrandando – Santiago Bernardes
Escotoma: percepção ou preconceito (lançamento) – Pedro Gontijo
Alicismos – Alice Cristo Gontijo e Pedro Gontijo
O Artesanato Tradicional Tecendo Saberes – Edirlaine Reis e Leonardo Estevan
Poesias Escolhidas: Vozes de uma alma – Danúbia Ivanoff e outros.



Comentários

Moro em Maranduba há mais de 10 anos e não sabia da existência de algum grupo cultural, inclusive na biblioteca central ninguém me soube informar. Sou poeta, tenho três livros publicados, publiquei alguns poemas no jornal da Maranduba e só. Como manter contato com vcs?